sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PEQUENAS ATITUDES INDIVIDUAIS PODEM GERAR UM GRANDE IMPACTO COLETIVO

Bem, na minha casa sempre fizemos a coleta seletiva do lixo, por acreditar que educação ambiental começa na nossa própria casa e no nosso dia-a-dia como ferramenta na busca de um mundo melhor. Conforme era proposto por essa atividade, dei continuidade a coleta seletiva e os resíduos que identifiquei foram:
-> Embalagens de Arroz, feijão, açucar, farinha e macarrão;
-> Recipiente de sabão em líquido (detergente), caixa de sabão em pó e shampoo;
-> Garrafas pet e latas de refrigerantes e suco;
-> Papel, já que na minha casa tem crianças, elas pintam e rasgam muito papel;
-> Recipientes de vidro como de garrafas de leite de côco;
-> Caixas de Maizena e Arroizina;
-> Latas de massa de Mingal, achocolatado;

Os produtos que foram jogados fora de casa e dentro do planeta, porque eu acho que não existe mais essa expressão "vamos jogar fora" jogar fora pra onde? colocar numa espaçonave e mandar pro universo? jogar dentro e dentro do planeta, foram os seguintes:
-> Sacolas plásticas;
-> Lâmpada;
-> Papel Higiênico;
-> Fraldas descatáveis;

Todo esse lixo muitas das vezes ao passar o caminhão são todos novamente misturados e assim percebemos que todo esse esforço na semana não valeu de nada, percebendo isso quando começei a fazer coleta seletiva em casa, observei que haviam catadores que mexiam nos lixos domiciliares, então a partir dessa percepção preferi já deixar separados para quando essas pessoas passarem já levarem, deixando apenas os não recicláveis para o caminhão de coleta.





                               MEU LIXO É UM LUXO:


PROCUREI ALGUMAS COISAS QUE NÃO UTILIZAMOS MAIS E RESOLVI DOAR COMO DE COSTUME PARA PESSOAS QUE JÁ SÃO CONHECIDAS DE MINHA MÃE E QUE INCLUSIVE DESENVOLVEM TRABALHO NA ÁREA SOCIAL. CONVERSEI COM MINHA MÃE E FAMILIARES E JUNTAMOS MUITAS ROUPAS, CALÇADOS E UTENCILHOS E DOAMOS PARA PESSOAS QUE DESENVOLVEM TRABALHO JUNTO A COMUNIDADES E MENINOS(A) DE RUA. LEVEI ALGUMAS COISAS TAMBÉM PARA ESCOLA ONDE ESTUDO ENGLISH, LÁ MINHA PROFESSORA TAMBÉM ARRECADA PARA DOAR AS FAMILIAS QUE FAZEM PARTE DO SOPÃO SOCIAL NO QUAL ELA TBÉM TRABALHA.


BOM, DEPOIS DE TODO ESSE PROCESSO POR AQUI, MUITA COISA MUDOU E É ISSO QUE ME DEIXA FELIZ, ENTENDER QUE É ATRAVÉS DESSA MUDANÇA DE HÁBITOS QUE CONSEGUIREMOS ALCANÇAR O TÃO FALADO PLANETA DOS NOSSOS SONHOS. E QUANDO EU FALO DE MUDANÇAS, POSSO CITAR ALGUMAS BEM CONCRETAS:
1. Conversei com minha mãe da importância do consumo dos produtos orgânicos e do não consumo dos transgênicos, uma vez que é importante entendermos a importância de práticas que fortalesçam a agricultura familiar. Ela refletiu sobre isso e pediu para que ajudasse-a nas compras do mês, escolhendo os produtos com ela. Me disponibilizei a fazer isso.
2. Passamos a utilizar sacolas retornáveis. Quando eram feita as compras sempre vinham muitas sacolas plásticas e que ao chegar em casa iam todas para o lixo.
3. Passamos a recusar produtos descartáveis, optando mais pelos recicláveis.
4. E por ultimo passamos a reutilizar também papel, folhas imprimidas no computador que muitas vezes eram cópias erradas, passamos a reutilizar o outro lado, transformando-as em borrão.

Então, pode-se concluir que são pequenas ações, mas se todos procurassem fazer teríamos um grande impacto positivo na área social, ambiental e econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário